domingo, 1 de julho de 2007

Atuação do Hezbollah

O Hezbollah constitui-se em um dos principais movimentos radicais de combate à presença israelense no Oriente Médio, utilizando de ataques de guerrilha e terrorismo e já possui objetivos declarados: a luta contra o estado de Israel, que é o deslocamento integral do Estado de Israel e expulsão da população israelita para outras regiões do planeta.
O Hezbollah professa a destruição completa do estado de Israel.
Desenvolve também uma série de atividades em cinco áreas: ajuda a familiares de "mártires" (com o pagamento de mensalidades para familias de terroristas que cometem crimes), saúde (possui uma rede de hospitais em todo o Líbano, que são utilizados como depositos de armamentos para seus ataques terroristas), educação religiosa xiita (possui uma rede de escolas que somente ensina valores religiosos Islamicos e ideologia radical), reconstrução e agricultura.
O Hezbollah conta com cinco hospitais, 43 clínicas e duas escolas de enfermagem. Segundo a ONU, ao menos 220 mil pessoas em 130 cidades libanesas se tratam nesses locais. Os hospitais do Hezbollah somente atendem mulçumanos, não recebendo pacientes de outras religiões. O Hezbollah possui 12 escolas com sete mil alunos e setecentos professores e centros culturais franceses auxiliam no aperfeiçoamento do corpo docente.
Na reconstrução, existe uma instituição exclusiva para reparar danos causados por ataques israelenses, enquanto que na agricultura engenheiros agrônomos formados em Beirute, na Síria, no Irã e na Alemanha, desenvolvem projetos agrícolas para garantir a base da economia de subsistência do sul do país.
Em 23 de Outubro de 1983, dois atentados suicidas contra a força multinacional de interposição fizeram 248 mortes de americanos e 58 mortes de franceses. Os Estados Unidos acusam o Hezbollah e o Irã de estarem por trás do atentado. Alguns pensam que o atentado que fez partir os Estados Unidos e a França foi realizado por um grupo de homens que não pertencem à nenhum partido, apesar desta hipotese não fazer o menor sentido e corresponder ao padrão de atuação do Hezbollah.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito informativo. Gostei!!