quarta-feira, 27 de junho de 2007

A formação dos Estados-nações

Todos os povos criam laços afetivos e atitudes socioculturais em relação ao território e a sua paisagem. Em um determinado território pode conviver uma diversidade de crenças, valores, tendências, idéias, sistemas de pensamento e tradições de diferentes povos e etnias.
A idéia de nação está geralmente associada ao sentimento e a consciência coletiva de valores e de tradições históricas e culturais, bem como a um destino comum que confere a um grupo de pessoas um sentimento de identidade nacional, tendo, nesse caso, o mesmo significado da palavra povo.
A palavra nação muitas vezes foi associada a um grupo de pessoas que se diferencia dos outros ou a um grupo étnico específico. Era também comumente associada aos habitantes de um território que possuíam interesses comuns e era subordinada a um poder central, confundindo-se, nesse sentido, com o Estado.
O Estado Moderno é uma instituição política relativamente recente, tendo surgido na Europa Ocidental no século XVIII. Chamamos de Estado moderno para diferenciá-lo de outras instituições ou organizações anteriores, como, por exemplo, as cidades-Estados antigas e grandes impérios, cujas características sociais e de estrutura de poder eram diferentes. Vejamos como se formaram os Estados modernos.
Nas sociedades feudais, o poder, descentralizado, estava nas mãos de diversos senhores feudais que dominavam seus territórios. O rei quase não tinha poder, a não ser em alguns casos como em Portugal, e Inglaterra.
Com a desagregação do sistema feudal, essa situação começou a mudar. O poder dos senhores feudais enfraqueceu, levando a centralização do poder dos reis que, apoiados pelas burguesias, formaram as monarquias nacionais ou os Estados nacionais. O sentimento de pertencer a uma nação cresceu na população.
"Desde de a revolução francesa, a nação-estado vinha sendo o modelo da política moderna. Nessa visão, nação e Estados eram congruentes em si. A identidade coletiva, baseada numa tradição comum, proporcionava a base para a identidade política. O estado assumia valores que encaminhavam para criação da nação".
Os Estados que se formavam estavam vinculados a um poder, a um povo, a um território e as suas fronteiras, que no período moderno emolduravam os Estados-nação. Na realidade, estes estados não eram homogêneos, pois formavam-se com a unificação de diversas nações, que possuíam diferenças lingüísticas e étnicas.
Atualmente utilizamos também a palavra para designar os Estados-nações.

Sem comentários: